Biografia

sábado, 29 de agosto de 2009



  Emanuel Rudzirsky conhecido pelo seu pseudônimo Man Ray nasceu em 1880 na Filadélfia, pintor e fotógrafo ainda na infância se muda para New York. Man Ray foi considerado na década de 20 um dos principais vanguardistas, agredindo através da sua arte a sociedade.

  Ao não ser aceito em New York, se muda para Paris em 1921 onde conhece vários nomes importantes como Pablo Picasso, Salvador Dali e Andre Breton.

  Sua primeira exposição ocorreu no mesmo ano, onde não vendeu nenhuma obra, fazendo assim vários contatos.

  Apesar do sucesso de suas obras, Man Ray foi muito humilhado e prejudicado por modelos que se apaixonava. Com todos esses relacionamentos, cria a raiografia, um estilo de fotografia sem o processo de revelação, onde ele colocava um objeto sobre o papel fotográfico e expunha à luz, deixando a sombra do objeto no papel. Decidiu então focar nas fotografias após uma fase depressiva, onde na década de 30 amplia a fronteira de real e imaginário.

  Man Ray expandiu seu conhecimentos em outras áreas, foi produtor de muitos filmes, em grande parte surrealistas com a ajuda da técnica da Solarização. Afim de aumentar seus conheceimentos sobre a fotografia, em 1940 começa a dar aulas para ampliar sua arte de fotografia na Califórnia.

  Após alguns anos antes de morrer em 1976, Man Ray publica uma autobiografia.


''Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem". (Man Ray)


Referências:

- http://www.fotodicas.com/biografias/man_ray_fotografo_subrealist.html

- http://www.algosobre.com.br/biografias/man-ray.html

- http://www.arthistoryarchive.com/arthistory/surrealism/Man-Ray.html

2 comentários:

Aurino disse...

Maneiro

Aurino disse...

Maneiro

Postar um comentário